Semana 2 - Desafio 21 dias para mudança de hábitos

26/05/2017

A segunda semana do desafio me permitiu algumas análises interessantes. A primeira semana é a novidade, empolgação; a segunda, provação. Logo de cara, iniciei numa deprê total (o que foi totalmente contra o sentimento bom que eu estava experimentando até então). Na segunda-feira, o meu ânimo caiu drasticamente, passei o dia com sono, uma tristeza sem explicação. Ao chegar em casa, chorei horrores, me lamentei que só... Até que meu namorido me questionou se não era uma abstinência do açúcar. Será? Fui pesquisar os sintomas e simplesmente casava perfeitamente. Para quem sofre com a compulsão como eu, não é fácil parar. Até sonhar com doces eu sonhei (juro, e acordei triste, preocupada como se de fato eu tivesse comido).

A yoga se tornou minha melhor amiga. Desisti de incluir outras atividades físicas (meu plano era a corrida), pois simplesmente não conseguia acordar cedo. É um ponto que eu quero (e vou!) mudar, só que um pouco mais para frente. Todos os dias eu mantive a prática, sem vacilar. É bem verdade que na terça-feira a preguiça bateu e eu pensei: hoje eu jogo para cima! Mas ao chegar em casa, foi automático: fui trocando de roupa, colocando os vídeos e seguindo em frente. O corpo pedia por meu exercício!

Eu não poderia sonhar que com tão pouco tempo eu agregaria tantas coisas boas com a prática da yoga e da meditação. Correndo o risco de parecer uma "pregadora", posso dizer que elas despertam o melhor em nós mesmos. Você reconhece e aceita os seus limites, passa a viver o momento presente (a pessoa ansiosa vive o futuro, sofre por antecipação), automaticamente começa a pensar na sua vida de forma global e faz conexões que antes eram inimagináveis. Decidida a levar as práticas para a minha vida, comprei um tapetinho (eu estava usando meu isolante térmico de acampar), três livros sobre yoga, meditação e Ayurveda e selecionei um documentário sobre o Yogananda para assistir na Netflix.

De todos os pontos, o que mais me surpreendeu foi a dificuldade de inserir a leitura no meu dia. É realmente difícil se concentrar, nos dias de hoje, em uma atividade como esta. O fato de chegar exausta em casa e me afundar no sofá vendo Netflix me incomodava muito, me sentia uma inútil, ficando burra aos poucos. Por isso a fixação por incluir em minha rotina uma leitura diária. A primeira e a segunda semana foram reais desafios, sempre pensando: "putz, ainda tenho que ler hoje"! Foi o único ponto que, confesso, fiquei sem cumprir em um dia. Tentei (de novo) iniciar a leitura do livro 1984, do George Orwell, mas desisti nas primeiras páginas. Não entendi ainda o motivo de tanta resistência: amo o filme e sou apaixonada pelo livro A Revolução dos Bichos que é do mesmo autor. Mas, com a compra dos livros sobre yoga, tudo mudou. Devorei o livro Fazendo Pose, da Claire Dederer. Talvez a questão fundamental seja escolher o livro certo, segundo a sua vivência atual.

Estou extremamente feliz com a força que descobri em mim, para seguir com este desafio. Já penso em outros, que vão me exigir muito mais, mas que, em mesma proporção, me farão evoluir ainda mais (espiritual e fisicamente). Sem dietas específicas, perdi pouco mais de um quilo na primeira semana. Fisicamente a minha disposição aumentou, minhas celulites diminuíram, emagreci, estou com mais força equilíbrio e uma postura menos curvada. Também estou calma, paciente, concentrada e sinto que me expresso melhor. Acima de tudo, me sinto viva!

Algumas pessoas vieram me falar que também querem tentar o desafio ou ainda iniciar yoga e meditação. Deixo alguns links dos vídeos em que iniciei a prática. Semana que vem tem mais: encerramento da semana 3 e do desafio 21 dias.  


Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora