Diário semana 1 - 21 dias para mudança de hábitos

16/05/2017

Se desafiar é buscar a evolução. Como vocês sabem me propus um desafio de 21 dias para a mudança de hábitos.

Dos itens propostos (ler mais, me exercitar, não comer doces e meditar) o mais difícil têm sido mesmo a meditação. Parece que ainda não "acertei o tom". A cabeça não para, fico pensando em mil coisas ao mesmo tempo. Mas já sinto a evolução nestes 7 dias.

Ler, tem sido uma parte desafiante também. Só tenho tempo à noite, quando Morfeu já está querendo me carregar no colo. Terminei um livro, terminei o estudo do meu mapa astral e agora estou relendo um livro do Paulo Coelho. É um livro bem espiritualizado, totalmente conectado com esta minha vivência.

A parte do exercício físico está sendo mais tranquila do que imaginei, apesar de não estar correndo como gostaria. Com a agitação do dia-a-dia tenho praticado yoga mais do que qualquer outra coisa - e estou completamente apaixonada! Complementando total os momentos de meditação!

Para finalizar, a restrição de doces. Estou resistindo bravamente (com a ajudinha do Picolinato de Cromo) e muito feliz com esta decisão. "O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação. Além do vício, o excesso de açúcar também prejudica a memória e dificulta o aprendizado, o que leva a uma diminuição do rendimento nos estudos e no trabalho.".

Com um terço do desafio cumprido eu me sinto mais conectada, mais disposta e muito menos ansiosa. Quero muito compartilhar com vocês como foi a experiência desta primeira etapa. Confiram:

Dia 1 de 21

Me deu a doida de iniciar o desafio. Fiz a postagem e determinei as metas: me exercitar, ler mais, meditar e não comer doces. Para ajudar, por indicação de um amigo, comprei Picolinato de Cromo para a compulsão por doces (obrigada, Ângelo!) e também Óleo de Prímula para combater a TPM (fico mais ansiosa ainda e como até a parede, caso esteja revestida com açúcar). Fiz yoga à noite e terminei de ler o "Assassino ABC" da Agatha Christie (um saco, by the way. Registro mental para nunca mais ler nada dela). Acho que passei 1h escolhendo um vídeo no youtube para me ajudar a meditar... meditei e acabei pegando no sono, não sei se pela meditação​ em si ou se pelo cansaço de tentar mil vídeos. Vamos em frente.


Dia 2 de 21

Eu sempre escolho as piores semanas para começar desafios, dietas e afins. Óbvio que desta vez não seria diferente: no segundo dia tivemos o início de um mega evento no trabalho. Foram 3 dias consecutivos. Mas, não desanimei e acordei cedo para correr. Ok, correr não: caminhar, já que estou uma sedentária daquelas. Como o percurso não é tão grande, repeti por duas vezes: fui até o final e voltei andando, depois fui novamente e voltei correndo (com os bofes lindamente para fora). Resumo da ópera: 3,62 km, utilizando o Nike+ Run. Doces, nada. Depois do almoço tive uma vontadezinha, mas meti o Picolinato para dentro e segurei a onda. O boy me ofereceu um melão super doce (segundo ele) mas eu não quis. Santo Picolinato! À noite eu cheguei em casa exaurida, mas encontrei forças para terminar o estudo do meu mapa astral, que estava esquecido há séculos-amém. Para o fim do dia, meditação. Meu Deus do céu, eu não encontrei ainda o caminho ideal, não conseguia me concentrar, não consegui relaxar... Mesmo com o corpo doendo depois de sair da inércia com dois dias de exercícios eu demorei horas para dormir, mais estressada que nunca. Oremos.


Dia 3 de 21

Você conseguiu acordar às 5h30 para se exercitar? Porque eu não. Ainda tinha que pegar estrada para o segundo dia de evento, em Feira de Santana. Como era o dia de descanso no app da Nike, decidi fazer yoga depois do trabalho. Saí correndo de casa e para meu desespero, esqueci meu livro. O evento foi aquela habitual correria, nem pensei em doces durante o dia (vitória!). Mas, na ida para o hotel, o taxista me ofereceu uma bala e eu sem pestanejar aceitei (olha a força do hábito, o tal do piloto automático falando mais alto). Quando fui abrir a embalagem, me lembrei do propósito e deixei de lado. No hotel, lá vou eu para a yoga. Emendei com a meditação e chorei. Gente, isso é normal? Pelo menos desta vez eu me senti plena e relaxada. Automaticamente me veio à mente um livro do Paulo Coelho que eu adoro (Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei), o que me lembrou que eu havia esquecido de levar um livro. Então eu decidi relê-lo. Busquei a versão e-book e me deitei para cumprir minha meta de leitura do dia. Dormi que nem vi. Acordei de manhã na mesma posição, de óculos na cara e celular na mão. Estava pouco cansada, né?


Dia 4 de 21

Último dia de evento, desta vez em Salvador. Eu acordei em Feira de Santana e busquei me exercitar antes de viajar (logo cedinho no hotel) pelo app da Nike, desta vez o Nike+ Training Club, era dia de treino de fortalecimento. Subestimei total, achei que era super tranquilo... Eu botei no nível iniciante e ainda assim eu não consegui terminar uns três exercícios! Segui pra Salvador e finalizamos o evento. Em casa, meditei na sala até cochilar! Mais uma vez, não sabia se era o cansaço ou a meditação que havia me relaxado a este ponto... Fui para a cama disposta a ler pelo menos durante meia hora mas, de novo, dormi que nem vi. Acho que não li nem 10 páginas, mas tá valendo! Ah: doce zero!


Dia 5 de 21

A esperada sexta-feira! Era dia de corrida, mas apaguei tão profundamente que não consegui acordar cedo... :( Ok, bola pra frente! A solução foi realizar yoga à noite, já que onde faço caminhada/corrida é bem perigoso neste horário. Foi um dia bem especial. Não sei se é psicológico, mas comecei a sentir que o meu corpo passou a responder melhor. A prática da yoga foi bem mais tranquila, senti meus braços e pernas levemente mais firmes. Isso sem falar na disposição durante o dia. Estou menos ansiosa e compulsiva. Não que isso seja saudável (não é!), mas, durante o dia, eu me alimentei uma única vez, simplesmente por que me esqueci! Estava focada! Sem doces! Antes de dormir, li mais um tanto do livro e, logicamente, meditei. Eu passei o dia me "pedindo" por isso, por esse momento. Está me fazendo um bem danado!


Dia 6 de 21

Frustrada! Mais um dia em que não consegui realizar uma atividade externa. Sabia que o dia seria super atribulado, mas enfim... O propósito era realizar uma atividade física por dia, independente de qual seja. E assim o fiz. O dia 6 teria tudo para ser particularmente difícil, já que fui a um aniversário infantil. Doces até não acabar mais... Mas eu resisti! Confesso que nem eu acreditei neste acontecimento! Mil opções e eu fiquei focada na missão. Mesmo tendo chegado super tarde em casa, corpo e mente pediam pela minha cota de exercícios (que não consegui cumprir durante o dia). E parti para mais uma sessão de yoga: cada dia a prática tem sido mais natural e prazerosa! Emendei com a meditação e encerrei o dia com chave de ouro! A leitura, fiz à tarde, em uma brechinha de tempo.


Dia 7 de 21

Domingo​, dia das mães! Mais um dia firme no propósito de não comer doces! Entre bolos, sorvetes e outras tentações, resisti! Fiquei muito feliz. Cheguei ao fim do dia cumprindo todas as metas. Pratiquei yoga, li mais um pouco do livro e meditei antes de dormir. É, o fim da primeira semana, um terço do desafio foi cumprido com sucesso! Estou mais motivada para seguir, tenho plena certeza de que os próximos 14 dias serão ainda mais prazerosos.


Gostou? Não deixe de acompanhar pelo insta! ;)


Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora